PASSA A MACEDÔNIA E AJUDA-NOS  (AT 16:9)

 

DISCURSO DE FORMATURA

 

Este discurso foi feito na Primeira Igreja Batista de Itaguaí-RJ, por ocasião da formatura dos bacharelandos em teologia do ano de 2008, devido eu ter sido convidado como Paraninfo na ocasião.

 

Atos 16:9  À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos.

 

     Professores desta Instituição, formandos, demais irmãos, senhoras e senhores presentes.  Agradeço, me sentindo honrado por ter o privilégio de ter sido convidado a trazer a Palavra como Paraninfo nesta noite.   Este seminário tem como sua principal meta preparar teologicamente obreiros, que serão pastores, missionários, evangelistas, pregadores, etc.  Muitos que passaram por essa instituição, já estão em campos distantes, no Brasil e no exterior.  O êxito, a vitória desses irmãos no campo é, praticamente, também a vitória desse Seminário. 

     Pois bem, lemos um texto que foi um grito ecoado lá do norte da Grécia, Macedônia, na época, uma província romana.  Hoje, com o nome de Antiga República Iugoslávia da Macedônia, ainda sofre um tremendo embargo econômico imposto pela Grécia, que reivindica esse nome para uma de suas províncias atuais.  Mas, o grito em forma de um apelo como socorro missionário que ali se ouviu ha dois mil anos, ainda se faz ecoar, e o cristão que tem o coração missionário pode ouvir muito bem. 

 

     Passa a Macedônia e Ajuda-nos, tal como o Ide e Pregai de Jesus, no primeiro aspecto que estamos abordando, é o apelo missionário universal. A cultura, os costumes e os hábitos de uma nação são diferentes de um povo para outro, mas, o pecado, as crises pessoais, os sofrimentos dentro do coração de uma pessoa são sempre os mesmos em qualquer lugar. Ir até esses povos e ajudá-los com a mensagem transformadora da Palavra de Deus, é um imperativo geral aos cristãos em toda parte. As nações são como a Macedônia, e também gritam, “Passem até nós e ajudem-nos!” Dependo do lugar, sabemos que a evangelização, segundo George Sweazey, pode ser uma tarefa perigosa, embora não seja tão perigosa como a falta de evangelização.  O pior para o mundo não é o grito violento do pecado das nações, mas, o silêncio dos bons, daqueles que poderiam ir pregar e não vão.  Enquanto cristãos estão pensando se devem ir ou não, as heresias vão ganhando espaço. É preciso ir, muitas das vezes, tal como numa guerra, até mesmo morrer no campo.  Quando um cristão se torna um mártir, você pode entender bem o que diz a frase de Sheakspeare: “O verdadeiro herege não é aquele que é queimado, mas, aquele que acende a fogueira”.  O mundo já há muito tempo que perdeu o controle  para estabelecer a segurança, a moral, o amor pelo próximo e a paz.  Temos um grande exemplo na Índia: O oitavo homem mais rico do mundo vive ali, está construindo uma casa para si com vinte e oito andares, sendo os seis primeiros andares somente para estacionamento.  No terraço, um heliponto para pouso de helicópteros particulares.  O gasto da obra é de dois bilhões de dólares, aproximadamente 4 bilhões de reais. Toda essa exibição pessoal, numa cidade onde 50 por cento das pessoas vivem nas ruas, sem casa, morando ao relento.  Na Etiópia, em muitos lugares se come arroz de 15 em 15 dias. Uma mulher tem que ter 6 filhos, para um que um chegue pelo menos aos 15 anos de idade. Um homem de 40 anos tem o peso médio de 35 quilos.  Os 3 bilhões de dólares diários que se gastou na guerra do Afeganistão, poupados somente durante uma semana, resolveriam o drama do sofrimento da Etiópia.  Parece que o grito, “passa a Macedônia e ajuda-nos”, ecoou alem de suas fronteiras e atravessou as nações., e nesse instante podemos ouvi-lo daqui.                                                  

 

- Pois bem, irmãos, vejamos o outro aspecto desse tema: se primeiro, é um apelo missionário universal,  segundo, é o apelo missionário para você começar a se  preparar.  Não se preocupe e nem transforme em um grande dilema como você conseguirá meios para esse preparo.  Deus é o maior interessado nisso, e você somente tem que dar o passo e se interessar, e deixar tudo no altar do Senhor.  Ele moverá os céus em seu favor.  A Palavra diz, entregue o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará.  O preparo em seu aspecto acadêmico, naturalmente, é o conhecimento teológico, onde você é orientado e aprende melhor a Bíblia.  Ir para o ministério sem esse preparo bíblico é como um soldado ir para a guerra sem o treinamento devido. Esse preparo é sempre um desafio diante da fé. Muitas vezes você tem que superar problemas de saúde, crises pessoais, problemas financeiro, além de outros.  No entanto, confie sempre, tendo uma boa perspectiva para seu ministério; isso é deveras importante.  Deus estará presente te ajudando a vencer. O salmista nos lembra disso com as suas palavras no Salmo 46:1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.   Ninguém chega ao final desse preparo sem determinação e fé.  Muitas experiências já acontecem nesse preparo.    Se Deus te chamou já há algum atrás, ou está te chamando hoje, não se preocupe, no altar dEle tem os recursos que você precisa.  Apenas ouça o clamor em teu coração: Vá  te preparar, pois o grito de macedônia continua: passa aqui e ajuda-nos!.                                    

  Este apelo gritado em Macedônia, em terceiro lugar é o apelo de muitas igrejas doentes.   Muitos cristãos precisam novamente de entusiasmo, ação, fé.  Estive pregando em muitas Igrejas por quase toda a região sudeste; o que sobrava em umas faltavam em outras.  Um cristão convicto daquilo que está na Palavra de Deus, um cristão que crê nas mais de 1800 promessas de ajuda que constam na Bíblia, com certteza contagia os outros.  Se as doenças, as viroses, (agora tudo é virose) se espalham, contagiando meio mundo, assim também, é o cristão cheio de fé, ele contagia também e influencia com sua mensagem, Igrejas doentes que caminham afastadas do brilho das bênçãos de Deus na vida de seus membros.  Eu jamais prego a teologia da prosperidade, mas, creio na resposta à oração.  Deus te atende quando ora, não é porque ele é obrigado, mas sim,  porque ele é fiel as suas promessas.  Creio também na elevação da auto-estima do cristão pela Palavra.  Se a igreja de Cristo quiser vencer as barreiras dos continentes com a sua diversidade culturais, e conquistar as almas que ali estão, somente conseguirá isso com crentes convictos, cheios de entusiasmo pela obra de Deus.  A última coisa que Deus espera de uma Igreja é uma Igreja doente, sem dinamismo e sem vida.  Em provérbios 27:23 Salomão alerta a todo obreiro quando afirma: “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas”.   Qual foi a mensagem de Cristo a Igreja de Éfeso? Foi: “Tenho porém contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois,  de onde caíste, arrepende-te, e volta a prática das primeiras obras...”   Todo trabalho com vida cresce.  Que momentos a Igreja primitiva viveu!  Deus mudou?  Hoje a Palavra é diferente?  O poder que os apóstolos exerceram no nome Jesus acabou?  Ou a ciência evoluiu tanto, beneficiando assim a humanidade, que os milagres do tempo de Jesus já não são mais necessários?  O que se vê como realidade é exatamente o oposto. Willian Gurnall afirmou o seguinte:  Os milagres foram para o Evangelho o que os selos são para um documento.  Testificam a veracidade da Palavra. Stephen Olford também disse: “Roubamos do cristianismo toda emoção quando tiramos dele o elemento miraculoso”. Não falamos de uma nova pregação teológica, falamos do evangelho simples de Jesus que, pregado em sua essência, sempre tocará o coração do cristão para incentivá-lo mais e mais a seguir em frente. Você meu irmão formando deve ser o elemento chave, cheio da unção de Deus, para levar a Palavra de despertamento, que muitas vezes, é a Igreja que precisa ouvir. 

 

Por Último – Passa a Macedônia e ajuda-nos é o apelo espiritual das vidas ainda sem salvação. 

 

A ciência por mais que tenha evoluído não foi eficiente o suficiente para acabar com o vício, a prostituição, a violência e os males que afetam corpo e alma.  A instabilidade e desesperança no sistema social comprovam isso.  O mundo grita por socorro, e você pode fazer muito:  Você tem em mãos a Palavra que Liberta, A palavra que Cura e a Palavra que trás a mensagem de Salvação.  Se o mundo precisa de projetos sociais, disposições governamentais para a criação de modelos econômicos que convençam, muito mais, precisa de você.  Estas coisas tem sido elaboradas ao longo da história humana e não mudaram o interior do coração do ser humano.  Pela frente você vai encontrar apelos, em muitos casos, não de quem precisa de dinheiro, saúde ou qualquer outra coisa material, mas, de ajuda do alto para sair de uma situação criada pelo pecado, pela traição, pela insensatez, etc.  As vezes, as contas estão pagas, o carro novo está na garagem, a casa própria já não é um sonho, a saúde está ótima, mas, o mundo está desabando.  Irmã, isto é contigo: passa à Macedônia, leve a mensagem transformadora que trás a verdadeira solução.  Voce se preparou para isso. As almas estão sedentas, com fome e em trevas, e você, como obreiro de Deus, tem em suas mãos, a água, o pão e a luz. A tua mensagem deverá ser sempre um alerta para hoje. O mundo, se não consegue enxergar que deve dar atenção hoje paras as coisas que ajudariam a vida em seu sentido material, muito menos para as coisas espirituais.  Sua mensagem deverá ser sempre: Arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus. Você, meu irmão, é o instrumento de Deus para isso.  Sê feliz e tenha sucesso. Seja frutífero para o reino de Deus, e com certeza, será frutífero no seu aspecto pessoal também.  Apenas, busque em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e demais coisas Deus acrescentará.   

 

Pr  Robson Brito

E-mail: faste7777@terra.com.br